De acordo com a Ayurveda, a doença ocorre devido a um desequilíbrio no corpo causado pela falta ou pelo excesso de qualquer um dos cinco elementos. Nossos dedos têm as características desses elementos e cada um deles servem para uma função específica e importante no corpo. Os dedos são essencialmente circuitos elétricos. O uso de mudras ajusta o fluxo de energia afetando o equilíbrio de ar, fogo, água, terra e éter, acomodando a cura.
Há muitas interpretações das várias posições dos dedos, se elas representam aspectos do Eu, as três energias inerentes aos gunas, a mente, o intelecto, o ego, a ilusão ou o karma permanece um mistério. O ponto principal é que elas introduzem uma sensibilidade não intelectual.
Os yoga mudras são praticados sentados simplesmente de pernas cruzadas, em vajrasana, ou em postura de lótus e até mesmo sentado em uma cadeira. Não há necessidade de o corpo se sentir desconfortável, distraindo-se da prática. Idealmente, a respiração Ujjai acompanha os mudras mais simples.