1. Sistema cardiovascular
Estudo publicado recentemente na revista BMC Medicine descobriu que visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular.
2. Cérebro
A frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas em homens. Estudo do ano passado publicado na revista Age and Aging mostrou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%).
3. Músculos
Segundo o Medical Daily, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, apontaram que fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que as pessoas curtam a sessão por cerca de 15 minutos e então façam os exercícios.
4. Sistema respiratório
Visitas frequentes a sauna (duas a três vezes por semana) ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou pneumonia.
5. Humor
Artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfina (conhecido como hormônio do prazer), promovendo melhora no humor de pacientes com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita é recomendada, pois ajuda a promover o relaxamento.