Janeiro branco | Mês da saúde mental

Como diminuir o cortisol naturalmente?

1. Dormir bem
A qualidade do seu sono é essencial para reduzir os níveis de cortisol.

2. Realizar exercícios físicos na dose certa
Estudos apontam que o exercício, notadamente o de baixa intensidade parece ser benéfico para a resposta imune, pois melhora a função de diversas células tais como linfócitos, monócitos, neutrófilos e células NK e diminui a incidência de infecções oportunistas.

3. Sem açúcar em excesso, por favor!
A ingestão de açúcar em excesso é um dos gatilhos clássicos para a liberação de cortisol. Assim, o consumo de açúcar está especialmente ligado a maior quantidade de cortisol em indivíduos obesos.

4. Reconheça os pensamentos estressantes.
O treinamento para ter consciência de seus pensamentos, respiração, batimentos cardíacos e outros sinais de tensão ajuda a reconhecer o estresse quando ele começa. Ao concentrar-se na consciência de seu estado mental e físico, você pode se tornar um observador objetivo de seus pensamentos estressantes, em vez de uma vítima deles.

5. Relaxe
A respiração profunda é uma técnica simples para redução do estresse que pode ser usada em qualquer lugar. Um estudo com 28 mulheres de meia idade encontrou uma redução de quase 50% no cortisol com treinamento habitual em respiração profunda.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Se inscreva na nossa Newsletter!

E-mails quinzenais com ciência, receitas, dicas de saúde e muito mais! Vem fazer parte dessa comunidade de wellness!