O que é jejum intermitente?
O jejum intermitente é uma técnica para girar o botão metabólico simplesmente comendo com menos frequência, mas não menos. Quando você limita intencionalmente sua janela de alimentação e consome alimentos ricos em nutrientes, você da ao seu corpo tempo para digerir, reparar células, criar níveis benéficos de hormônios e evitar quedas bruscas no nível de açúcar no sangue que podem levar a fadiga, consumo de pequenos lanches e ganho de peso. Existem muitas soluções naturais para abordar condições de saúde, mas o jejum intermitente é altamente eficiente e tem bom custo-benefício.
Em um estudo de metabolismo celular de 2016 chamado “Fasting, Circadian Rhythms, and Time-Restricted Feeding in Healthy Lifespan (Jejum, ritmos circadianos e alimentação com restrição de tempo em uma expectativa de vida saudável)”, os autores discutem como o jejum permite que os humanos confiem menos em nossos estoques de glicose para obter energia e, em vez disso, em nossos corpos cetônicos e estoques de gordura. Como resultado, ‘tanto o jejum intermitente quanto o periódico resultam em benefícios que vão desde a prevenção ao tratamento aprimorado de doenças’. Mesmo o Fasting Mimicking Diets (Jejum que ‘imita dietas’), que não é o jejum verdadeiro, pode criar mudanças benéficas semelhantes às causadas pelo jejum.
O jejum também é benéfico pois pode melhorar o metabolismo de glicose, reduzir inflamação, remover debris celulares e células senescentes, aumentar a autofagia e ajudar na saúde mitocondrial. Uma gama de outros benefícios que podem ser gerados ao pular refeições inclui aumento na sensibilidade à insulina, perda de gordura —incluindo gordura abdominal, melhora nos perfis de colesterol, aumento da produção do hormônio do crescimento (HGH) e melhora na saúde intestinal.
Os tipos mais comuns de jejum intermitente incluem:
- Jejum em dias alternados: envolve comer apenas em dias alternados. Em dias de jejum, alguns não comem absolutamente nada e outros comem uma quantidade muito pequena, normalmente cerca de 500 calorias. Em dias de calorias sem jejum, coma normalmente (mas de forma saudável!)
- The Warrior Diet (Dieta do Guerreiro): Esta dieta envolve comer apenas frutas e vegetais durante o dia e, em seguida, comer uma grande refeição à noite.
- 8/16 Jejum (também conhecido como alimentação com restrição de tempo): Para este método, você jejua por 16 horas todos os dias e limita sua alimentação a oito horas. Na maioria das vezes, isso envolve simplesmente não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã na manhã seguinte.
- Comer-Parar-Comer: Pratique o método “Comer Parar de Comer” escolhendo um ou dois dias da semana em que você jejue por 24 horas e, em seguida, não coma nada do jantar em um dia até o jantar no dia seguinte. Nos outros dias, você deve ter dias normais de calorias.
- 5: 2 Dieta: durante cinco dias da semana, você se alimenta normalmente. Para os dois dias de jejum restantes, você deve restringir sua ingestão calórica entre 500–600 calorias diárias.