O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
A definição de intolerância à lactose, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/lactose-intolerance/definition-facts), é “uma condição na qual você tem sintomas digestivos – como inchaço, diarreia e gases – depois de consumir alimentos ou bebidas que contenham lactose”.
A lactose é um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. Para digerir esse açúcar adequadamente, o intestino delgado deve produzir quantidades adequadas da enzima chamada lactase.
A LACTOSE É ENCONTRADA EM:
- Leite
- Lactose
- Whey
- Curdos
- Subprodutos do leite
- Sólidos de leite em pó
- Leite em pó desnatado
A lactase é responsável por quebrar a lactose em glicose e galactose, para que o corpo possa absorvê-la. Quando a capacidade do corpo de produzir lactase diminui, o resultado é intolerância à lactose.
É importante notar que nem todos os produtos lácteos causam esses sintomas desagradáveis de intolerância à lactose. Na verdade, iogurte ou Kefir com culturas ativas vivas normalmente produzem menos sintomas, pois as culturas ativas ajudam a quebrar a lactose antes do consumo, porém depende da sensibilidade e processo digestivo do paciente. Além disso, quanto mais tempo o alimento é fermentado, menor será o conteúdo de lactose, pois os probióticos saudáveis sobrevivem comendo o açúcar da lactose.
CAUSAS DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE
O que desencadeia a intolerância à lactose? Conforme descrito acima, a intolerância à lactose é causada pela incapacidade do corpo de digerir eficazmente a lactose devido à má absorção ou aos baixos níveis de lactase produzida no trato digestivo. Isso parece ocorrer por vários motivos principais:
- GENÉTICA / HISTÓRIA FAMILIAR
Embora tenha sido documentado apenas raramente, a incapacidade de produzir lactase às vezes pode ser congênita. Os pesquisadores acreditam que há ligações genéticas para a intolerância à lactose, fazendo com que os sintomas apareçam durante a adolescência. No entanto, só porque você passou pela adolescência sem sofrer aflições, não significa que está imune para o resto da vida. A intolerância à lactose não é muito comum em crianças menores de dois anos de idade, embora ainda seja possível.
Além disso, a intolerância à lactose parece ocorrer em famílias, e certos grupos étnicos têm maiores ocorrências de intolerância à lactose do que outros. Os nativos americanos, hispânicos, asiáticos e descendentes de africanos costumam sofrer de intolerância com mais frequência do que os descendentes de europeus.
- ENVELHECIMENTO
À medida que envelhecemos, a produção de lactase diminui, levando à intolerância em indivíduos que, de outra forma, nunca apresentariam sinais evidentes de intolerância à lactose.
- DOENÇA E ESTRESSE
Em alguns casos, a intolerância à lactose também pode resultar de cirurgia, lesão, doença e até mesmo de certos tratamentos. Condições comuns que podem contribuir incluem gastroenterite, SII, doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca e outras condições do trato digestivo, incluindo crescimento excessivo de candida e intestino solto. Mesmo os casos de gripe podem causar intolerância (no entanto, muitas vezes os sintomas desaparecem com o tempo). Além disso, tomar medicamentos, incluindo alguns antibióticos, por longos períodos de tempo pode prejudicar a saúde intestinal e contribuir para a intolerância à lactose.
REFERÊNCIAS
https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/lactose-intolerance?dkrd=hispt0264
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/lactose-intolerance/symptoms-causes/syc-20374232
https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/lactose-intolerance
https://kidshealth.org/en/teens/lactose-intolerance.html