Algas são consideradas como simples plantas aquáticas que não são muito parecidas com plantas porque não têm raízes, caules ou folhas, embora tenham métodos primitivos de reprodução. As algas são membros de um grupo de organismos fotossintéticos, principalmente aquáticos, pertencentes ao reino Protista.
Alguns especialistas se referem às algas como plantas, enquanto outros dizem que são semelhantes a plantas, mas as células têm características que não são encontradas em plantas ou animais. O papel ecológico das algas é produzir oxigênio, além de fornecer uma base para a pirâmide alimentar do oceano.
As algas vêm em todos os tamanhos, formas, cores e formas de crescimento diferentes. Eles podem ser unicelulares ou multicelulares e encontrados tanto em água salgada como em água doce. As algas filamentosas normalmente existem no fundo dos tanques, onde a luz solar penetra no fundo. Existem algas unicelulares semelhantes a protozoários que ocorrem principalmente em água doce, chamadas euglenoides. Então você tem muitos nomeados de acordo com suas cores, como alga verde-azulada, verde, marrom, marrom-dourada, fogo, vermelha e verde-amarela.
Aphanizomenon flos-aquae (AFA) é uma das espécies de algas azul-esverdeadas comestíveis mais comumente consumidas. Aphanizomenon flos-aquae, também conhecido como Klamath Blue Green Algae, floresce no ecossistema natural do lago Klamath, no noroeste dos Estados Unidos. AFA também é às vezes chamada de algas verdes azuis selvagens, algas verdes azuis feitas de maneira selvagem e algas verdes azuis do Lago Klamath.
Existem também vegetais marinhos comestíveis, também conhecidos como algas, que são tecnicamente algas, enquanto o fitoplâncton é uma microalga e um tipo de plâncton. As algas contêm clorofila, que é uma das razões pelas quais elas podem ser tão benéficas para a nossa saúde. Como as plantas, eles usam a clorofila para reter a luz solar necessária para fazer a fotossíntese, razão pela qual a clorofila é considerada um “quelato”. Durante a fotossíntese, a energia absorvida pela clorofila transforma o dióxido de carbono e a água em carboidratos e oxigênio. Um quelato é um composto químico composto por um íon metálico e um agente quelante que desempenha um papel vital no transporte de oxigênio e na fotossíntese.
A clorofila encontrada nas algas é realmente considerada o quelante mais importante da natureza, uma vez que dá energia às plantas, que então nos fornecem energia. As melhores fontes de clorofila encontradas no planeta são algas e vegetais verdes.
As informações nutricionais das algas variam de acordo com o produto, mas em geral, a nutrição de algas é a seguinte:
Proteína e aminoácidos, até 60 por cento de proteína por peso seco; Vitaminas A (betacaroteno), C (ácido ascórbico), E e K; Muitas das vitaminas do complexo B, incluindo B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), colina, biotina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e B12 (cobalamina); Minerais e oligoelementos, incluindo iodo, cálcio, cloreto, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo, sódio e zinco; Ácidos graxos ômega-3, incluindo EPA, DHA, GLA e ALA; Enzimas ativas; Fitoquímicos como clorofila, fucoxantina e outros pigmentos vegetais.
CHLORELLA
Dose diária padrão é de 1-4 gramas.
- Tem 60 a 65 gramas de proteína em 100 gramas, enquanto a mesma quantidade de carne vermelha tem, em média, 23 gramas.
- Sintetiza sua própria glutationa, substância usada e produzida pelo nosso fígado para processos de desintoxicação de álcool, drogas, nicotina, poluição ambiental e radicais livres.
- Potente quelante natural. Como o coentro, a chlorella, ajuda na eliminação de metais pesados e toxinas presentes no corpo.
- Previne a anemia ao estimular a produção de hemácias.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Ganho de massa muscular.
- Combate o cancer.
- Previne diabetes aumentando a sensibilidade insulínica e facilitando o controle glicêmico.
- Saúde cardíaca diminuindo as taxas de LDL e triglicérides.
- Controla pressão arterial.
Sem maiores contraindicações. Se tomado em excesso pode gerar náusea e diarréia. Sonolência devida a sua propriedade de desintoxicação. Contraindicado para gestastes ou amamentando.
SPIRULINA: Blue Green Algae
Dose diária padrão é de 1-4 gramas.
- Contém todos os animo ácidos essenciais.
- Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protegendo o corpo de radicais livres e doenças degenerativas.
- diminui os níveis de LDL e triglicerídeos
- Prevenção do câncer
- Melhora os sintomas da rinite alérgica e sinusite
- Eficaz contra anemia
- Controla o nível açúcar no sangue
- Baixa cholesterol naturalmente
Contraindicado para quem tem doenças autoimunes, que fizeram transplantes, mulheres gestastes ou amamentando. Possível interação com medicamentos de imunossupressão e anticoagulantes.