Da culinária árabe, o falafel funciona em diversos pratos. É feito de grão de bico, podendo ser feito assado no forno ou frito.
INGREDIENTES
Recomendo usar xícara e colheres de medidas!
2 xícaras de grão de bico cru
1 dente de alho
1 cebola média
1/2 xícara de salsa fresca
1/2 xícara de coentro fresco
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
1/4 colher de chá de cominho
1/4 xícara de farinha de grão de bico (a quantidade pode variar)
MODO DE PREPARO
Deixe o grão de bico de molho durante, pelo menos, 12 horas, trocando a água de três em três horas. Depois, escorra e lave bem os grãos em água corrente.
Coloque o grão de bico demolhado no processador e bata por, aproximadamente, 1 minuto. O ideal é não triturar demais e nem deixar pedaços muito grandes.
Retire do processador e reserve.
Coloque os temperos no processador e bata até picar tudo. Cuidado para que não fique uma pasta, o ideal é que fique firme.
Misture o grão de bico com os temperos e, depois, vá colocando a farinha de grão de bico aos poucos e misturando com as mãos. A quantidade de farinha depende da umidade da cebola e do grão de bico. Vá misturando até obter uma massa úmida, mas que não escorre.
Faça bolinhos com as duas mãos.
Coloque os bolinhos em uma travessa e coloque no forno a 180 graus, por 30 minutos. Se for usar AirFryer, pode utilizar em 160 graus de 15 a 10 minutos.
OBSERVAÇÕES
A farinha de grão de bico pode ser substituída por aveia ou farinha de arroz, mas com a farinha de grão de bico fica mais saborosa.
Sirva com Hummus/Húmus, Babaganoush ou como preferir.
Lembre-se que essa mistura pode ser guardada no congelador para ser feita durante a semana.
O Falafel também pode ser frito, que fica igualmente saboroso. Interessante que faça, mas não exagere!